Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
O que especialistas recomendam antes dos óleos essenciais
Embora os óleos essenciais sejam eficazes para a saúde, cientistas e especialistas reuniram pontos em que devemos tomar cuidado. Assim como tudo, os óleos essenciais também precisam de cautela e de preferência, que sejam indicados por um profissional.
Confira agora os pontos que pedem a sua atenção durante o uso dos óleos essenciais.
Uso tópico
No uso tópico, os óleos podem trazer benefícios como alívio da dor e também, uma melhora significativa em condições como: acne, oleosidade, erupções, entre outros. Entretanto, alguns óleos devem ser diluídos com óleos carreadores.
Os óleos carreadores ou transportadores são óleos vegetais que auxiliam a aplicação do óleo essencial durante o uso tópico. Óleos como o de laranja e de limão sicialiano são fotossensíveis, ou seja, não devem ser expostos ao sol sob o risco de causar queimaduras.
Teste para fazer antes do uso tópico
-
Lave o antebraço com um sabonete neutro;
-
Esfregue algumas gotas do óleo essencial diluído em óleo carreador e aplique;
-
Depois de 24 horas, verifique se não houve nenhuma reação alérgica.
Coceira, bolhas, inchaço ou vermelhidão são sinais de uma reação alérgica, se você apresentar algum desses sintomas, o uso deve ser descontinuado.
Lembre-se que, os óleos devem ser diluídos sempre na proporção correta. Também, não devem ser aplicados em mucosas.
Óleos que podem ser utilizados com ou sem diluição
-
Eucalipto
-
Lavanda
Óleos que precisam ser diluídos
-
Citronela
-
Canela
-
Cravo
-
Lemongrass
-
Limão Siciliano
Cuidados para cada óleo essencial
-
Bergamota
Este óleo pode causar sensibilidade na pele e resultar em queimaduras se aplicado em alta concentração tópica antes da exposição à luz solar.
-
Canela
Se aplicado sem diluir ou ingerido, este óleo pode causar irritação da membrana mucosa, dermatite de contato, rubor facial, visão dupla, náusea e vômito.
-
Eucalipto
Se ingerido, este óleo pode causar convulsões.
-
Lavanda
A aplicação tópica demonstrou afetar os hormônios em homens que não atingiram a puberdade.
-
Limão siciliano
Se aplicado topicamente antes da exposição ao sol, este óleo pode causar fotossensibilidade e pode resultar em queimaduras.
-
Hortelã-pimenta (peppermint)
Este óleo pode causar erupção cutânea e outras irritações quando aplicado na pele. Também pode causar azia se tomado internamente.
O que você deve considerar antes de começar o uso de óleos essenciais
Os óleos essenciais são naturais, mas isso não significa que possam ser usados sem tomar precauções. Antes de usar qualquer óleo essencial, você deve ter em mente algumas questões.
Uso dos óleos essenciais em bebês e animais de estimação
Sempre verifique se um óleo essencial específico é seguro para crianças e animais de estimação. Tenha em mente que o que pode ser seguro para os cães pode ser venenoso para os gatos . Os gatos são mais sensíveis aos óleos essenciais do que outros animais de estimação.
Fotossensibilidade
Em geral, os óleos essenciais cítricos, como limão siciliano e laranja aumentam a fotossensibilidade. Aplicá-los antes da exposição ao sol pode causar queimaduras graves na pele.
Ingestão
Os óleos essenciais que são perfeitamente seguros quando usados topicamente ou em aromaterapia podem ser tóxicos quando ingeridos.
Lave as mãos depois de usar óleos essenciais
Se você tiver restos de óleos essenciais em suas mãos e esfregar os olhos ou coçar a parte interna dos ouvidos, poderá sofrer uma reação adversa grave. Os óleos essenciais não devem entrar em contato com os olhos e ouvidos.
Mantenha todos os óleos essenciais longe do fogo
Os óleos essenciais são altamente inflamáveis. Eles não devem ser usados ou armazenados perto de velas, fogões ou cigarros acesos.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!